Obelisco de Buenos Aires – Buenos Aires Picture

Obelisco de Buenos Aires

O Obelisco de Buenos Aires (em espanhol:Obelisco de Buenos Aires ou El Obelisco) é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires, Argentina. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.

História

As obras começaram em 20 de março de 1936, e o monumento foi inaugurado em 23 de maio 1936. Ele foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch (um dos principais arquitetos do modernismo argentino e autor também do Teatro Gran Rex), a pedido do prefeito Mariano de Vedia e Mitre.No que se refere à questão da forma do monumento Prebisch disse:
"Foi adotado esta simples e honesta forma geométrica, porque é a forma de um obelisco tradicional … Ele foi chamado de "Obelisco", porque havia de chamar-lhe de alguma coisa. Eu reivindico para mim o direito de chama-lo de uma forma mais abrangente e genérica "Monumento".
A construção do obelisco esteve a cargo da empresa Alemã GEOPE-Siemens Bauunion – Bilfinger & Grün, que concluiu o seu trabalho em tempo recorde de 31 dias, empregando 157 trabalhadores. Maximizando a utilização do tempo foi utilizado o cimento INCOR de endurecimento.
Ele tem a altura máxima permitida no âmbito da linha de construção da avenida Roque Sáenz Peña (Diagonal Norte):67,5 m de altura, distribuidos da seguinte forma: 63 m para o início do ápice, que é 3,5 m por 3,5 m. A ponta mede 40 centímetros. Culminando com um pára-raios, cujos fios correm através do interior do obelisco. A base mede 49 m².

Obelisco a noite.
Ele tem uma única entrada (no lado Oeste) e em seu auge há quatro janelas, que só podem ser atingidas através de uma escada reta de 206 degraus.
Em 29 de fevereiro 1938, Roberto M. Ortiz sucedeu Justo, e foi nomeado como novo Presidente da Câmara da cidade Arturo Goyeneche. Em junho de 1939, o Conselho deliberativo sancionou a demolição do obelisco pelo Despacho n. º 10251, invocando razões econômicas, estéticas e de segurança pública. Mas foi vetado pelo Poder executivo municipal, caracterizado como um acto desprovido de conteúdo e valor jurídico,porque ela modifica o estado das coisas, emanados do poder executivo e que se tratava de um monumento ao abrigo da competência e da guarda da Nação, cujo patrimonio pertence.
Nos local onde esta localizado o obelisco, anteriormente, havia uma igreja dedicada a São Nicolau de Mira. Nessa igreja pela primeira vez oficialmente a bandeira Argentina foi asteada, dentro de Buenos Aires, em 1812: em memória ao fato existe inscrições do lado norte do obelisco.
Para a sua construção, que custou 200.000 pesos foram utilizados 680 m³ de cimento e 1360 m² de pedra branca de Córdoba.
O estabelecimento da linha B do metrô favoreceu a construção do monumento uma vez que facilitou a colocação da fundação pois os túneis formam uma base concreta de 20 metros. A laje plana do metrô permite a passagem da laje de fundação do obelisco.
Como resultado de alguns desprendimentos do revestimento de pedra, ocorridos na noite de 20 para 21 de junho de 1938, um dia após a um evento público com a presença do Presidente Ortiz no local do obelisco, decidiu-se retirar o revestimento em 1943, e foi substituído por um cimento polido também foram realizadas fissuras que simulam as junções das pedras. Ao eliminar as lajes do obelisco não foi tido em conta que se retirou uma legenda que dizia "Alberto Prebisch foi o seu arquiteto ."
O monumento hoje

O obelisco é frequentemente utilizada como um ponto de reunião para diversas manifestações, que incluem também as avenidas 9 de julho e avenida Corrientes em torno dele, semelhante ao que acontece na Praça de Maio.Fonte:Wikipédia

Image published by Tony Borrach on 2013-05-23 20:07:56 and used under Creative Commons license.

Tagged: , Obelisco de Buenos Aires , Buenos Aires , Argentina , Paisagem , Obelisco , de , Buenos , Aires , Tony Borrach , Sony , DSC-WX100 , DSC , WX100 , PhotoScape , Azul , Branco , America do Sul , my_gear_and_me , Remember That Moment Level 1 , Remember That Moment Level 2 , VIGILANT PHOTOGRAPHERS UNITE , VPU2 , America , América , América do sul , américadelsur , Copa , do , mundo , 2014 , Rio , Janeiro , Brasil , Maracanã , Maraca , Obelisk , Céu , blue sky , Blue , sky

Some local news is curated - Original might have been posted at a different date/ time! Click the source link for details.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.